Como Investir em imóveis e fundos Imobiliários

Como Investir em imóveis e fundos Imobiliários

O sonho de muitos brasileiros é adquirir imóveis e ter uma renda extra proveniente dos aluguéis. Porém, essa realidade pode estar bem distante de alguns, devido ao alto preço dos imóveis no Brasil.

Porém, existe uma forma alternativa de investir no mercado imobiliário e receber os tão desejados aluguéis: os fundos de investimentos imobiliários.

Fundos de investimentos funcionam como um condomínio, onde há um síndico e o mesmo aloca o dinheiro do condomínio de forma a atender as expectativas e necessidades dos condôminos.

No fundo de investimento quem aloca os recursos são os gestores.

Especificamente nos fundos de investimentos imobiliários o gestor investe nos melhores empreendimentos imobiliários do Brasil. Quando você compra uma cota num fundo imobiliário você estará adquirindo uma porcentagem de um imóvel, ou seja, irá receber o aluguel proveniente do mesmo.

Shoppings e lojas comerciais são exemplos de empreendimentos que os gestores alocam para os fundos de investimento imobiliário.

Diferentemente dos outros fundos de investimentos, o FII (fundo de investimento imobiliário) é negociado em bolsa, ou seja, você adquire suas cotas como se fossem ações, no Home Broker. Isso faz com que você possa obter lucro de duas formas: valorização da sua cota e com os rendimentos do fundo.

Vale frisar que, mesmo sendo negociada em bolsa de valores o risco do investimento não é elevado quanto o risco de ações, por exemplo. Não confunda ações com o fundo de investimento imobiliário; são investimentos completamente diferentes, apenas são negociados na mesma plataforma.

Custo

Os custo para investir em fundos de investimentos imobiliários se dá pelo valor da cota do fundo que você escolheu, acrescido dos custos operacionais na bolsa de valores.

Geralmente o valor cobrado pelas corretoras é algo perto dos R$15; porém esse valor varia de corretora para corretora.

Apesar do valor das cotas não serem elevados, é preciso analisar quanto você precisa aplicar para que o investimento realmente te proporcione rendimentos. Com as taxas cobradas pelas corretoras para efetuar transações de compra e venda, é interessante iniciar suas aplicações em fundos imobiliários com, no mínimo, R$ 10 mil reais.

Provavelmente existirão fontes que falam que o valor mínimo para investir é o valor da cota, porém o seu investimento não irá te trazer lucros devido as taxas cobradas para realizar a operação de compra e venda. Fique atento.

 Imposto de renda

Um ponto positivo para os fundos imobiliários serem negociados em bolsa é a isenção do come-cotas.

Come-cotas é um adiantamento do imposto de renda que ocorre nos fundos de investimentos. Nos meses de maio e novembro, há a redução das cotas do investidor com o valor referente ao imposto de renda cobrado.

No caso dos fundos imobiliários, o imposto de renda é recolhido como nas ações, ou seja, a pessoa precisa pagar 20% do lucro que ela obteve no período; e o pagamento é feito no momento em que ela resolve vender suas cotas.

Quanto aos aluguéis pagos, normalmente todos os meses, não há imposto de renda.

Como investir

Caso você já possua uma conta em um corretora, é preciso entrar no home broker (onde opera ações) e aplicar o seu dinheiro no fundo que você deseja. Sugiro que entre em contato com o seu assessor antes de fazer a operação. Existem inúmeros fundos imobiliários, e o seu assessor poderá te apresentar as melhores opções.

Caso você não tenha uma conta em uma corretora, basta abrir sua conta. É fácil e grátis. Ai sim você terá acesso ao home broker onde os fundos imobiliários são negociados.

Rentabilidade

A rentabilidade de um fundo imobiliário pode ser observada de dois jeitos: o valor dos alugueis ou o Dividend Yield.

O dividend Yield funciona da seguinte forma: divide-se o preço do primeiro dia do período pela somatória de dos aluguéis do mesmo intervalo. Assim, é possível ver qual foi a rentabilidade dos cotistas durante esse tempo determinado. Geralmente calculam-se o dividend yield mensal e anual.

Image and video hosting by TinyPic